10 dicas para estudar melhor

Já faz algum tempo que estive na universidade pela última vez. Fui um bom aluno com um mínimo de esforço. Podia ter sido melhor, e podia ter-me esforçado mais. Mas acima de tudo sempre gostei de aprender, e nem sempre de estudar. Isso não acontece com todos, mas para todos os efeitos, as técnicas e métodos que descrevo aqui são válidos para todos.

1. Poupa tempo na sala de aula

Digam o que disserem o tempo que passamos na sala de aula poupa-nos muitas horas de estudo e aprendizagem. Sempre adorei aprender, a grande maioria dos temas claro. Alguns foram-me difíceis. Principalmente aqueles que inicialmente não encontrava sentido.

Mas a regra de ouro sempre foi válida: quanto mais atento, concentrado e disponível estava na sala de aula, menos tinha de estudar para os trabalhos e exames, e melhores notas tinha.

2. Senta-te na frente

O sítio que escolhemos determina também o nosso sucesso. Quando mais atrás na sala de aula mais distracções vamos encontrar, mais razões vamos ter para não estar atentos, mais difícil vai ser aprender e perceber o que se passa.

Um professor sabe sempre muito bem distinguir quem quer aprender e está atento, de quem o não quer fazer. E garanto-vos que quanto mais a trás, na grande maioria das vezes, menos vontade temos.

3. Escolhe aquilo que lês, mas lê

Por muito que se queira e deseje não se estuda nem se aprende sem ler. Obviamente, e na maior parte dos casos, as obras indicadas são demasiado vastas e diversificadas e consomem demasiado tempo para se conseguir ler tudo. Mais ainda se temos muitas coisas para estudar ou se trabalhamos para além de estudar.

A melhor solução é identificar qual das matérias é a mais importante, e quais as obras e textos associados são fundamentais. Normalmente, os colegas de anos anteriores podem facilitar alguma informação ou resumos muito valiosos. E os professores também têm muito prazer em ajudar, e dar dicas e pistas.

4. Faz sempre resumos

Resumos são parte fundamental do estudo e da preparação. Primeiro, toda a informação que se tira na sala de aulas é super valiosa, e mais uma vez, quanto mais atentos estivermos, melhores resumos fazemos e mais facilmente identificamos as coisas que importam na sala de aula. Porque saber distinguir o importante do acessório é fundamental.

Por outro lado, tudo o que se lê deve transformar-se num resumo. Esse resumo é a nossa forma de escolhermos, dentro  das coisas que lemos, as que consideramos mais importantes das acessórias e assim estruturar a informação.

5. Fortalece a tua relação com os professores

Muitas vezes fui chamado de “graxista” pelos meus colegas, mas sempre gostei de professores (obrigado Mãe). E descobri muito cedo que também são pessoas e que gostam de sentir que o trabalho que colocam nas coisas é retribuído com atenção, interesse e criando uma relação.

Muito raramente um professor não se mostra disponível, com tempo e vontade em ajudar um aluno que o peça directamente.

6. Planeia e cria um calendário

Todo o estudo exige um planeamento. Ainda mais quando temos vários exames de várias disciplinas num curto espaço de tempo. Para isso o melhor é criar um calendário e definir logo várias coisas:

a. Quantas horas por dia tenho para estudar;

b. Quantos dias por semana tenho para estudar;

c. Quais são as disciplinas em que tenho mais facilidade e dificuldade;

d. Atribuir para cada horário qual a disciplina e que matéria vou estudar e ser escrupuloso no seu cumprimento.

E nesse calendário colocar também todas as outras actividades e também tempo de lazer. A recompensa pelo cumprimento do nosso calendário só nos motiva a estarmos mais focados. Por exemplo no dia do exame ir ao cinema. No fim de 8 horas de estudo ir ao café com um amigo. Se tirar notas tal e tal comprar aquilo que quero há muito tempo.

7. Eliminar as distrações

Parece patetice, mas quanto mais tecnologia vamos tendo na nossa vida, mas fácil fica distrairmo-nos com qualquer coisa. O telemóvel, a televisão, a internet, a música e todas as outras coisas.

Nem todo o tempo de estudo tem de ser com foco absoluto, mas há momentos em que temos de ter a coragem de desligar tudo menos a concentração. E dizer a nós próprios: as próximas duas horas só vou estudar matemática.

8. E cumprir o que prometemos

Claro que para além do calendário, da preparação e do estudo, acima de tudo é fundamental cumprir o que propomos. Porque com a concretização dos objectivos e com o comprimento dos mesmos vamos ganhando motivação e força.

Por isso é tão importante ter também implementado um sistema de recompensas. Porque assim, vamos reforçando o foco e o trabalho.

9. Preparação do exame

Este é talvez um dos passos mais importantes. Dependente do tempo que temos, dedicar algumas horas ou até mesmo um dia, imediatamente antes do exame a descansar e fazer coisas leves que não tenham que ver com estudar.

É incrível o quanto a mente funciona melhor quando estamos descansados, bem dormidos e tranquilos. Por isso, é preciso fechar os livros e dizer: fiz o melhor. E depois passar algumas horas ou um dia a fazer algo diferente. E tranquilo. Para no dia do exame estarmos frescos e concentrados.

10. Exame

Aqui é onde tudo acontece. E por isso é fundamental estar concentrado e organizado.

Deves ler sempre o enunciado de uma ponta à outra várias vezes. Sublinhar o que importa. Ver se alguma pergunta mais adiante te dá uma resposta mais atrás. Entender a estrutura e o tema geral do exame. E identificar quais das perguntas ou secções consomem mais tempo.

Depois é dividir o tempo que temos, pelas secções que temos de responder. E cumprir escrupulosamente. Dando mais tempo ao que vale mais e ao que sabemos melhor. E nunca nos deixarmos prender numa parte ou noutra do exame. O que não sabemos seguimos em frente. E no fim voltamos a tentar responder.

Por último, dez minutos antes do fim. Terminar e reler tudo de uma ponta à outra. Identificar algum erro ou algo que não esteja claro, e garantir que tudo está feito.

 

Estas são dicas genéricas sobre técnicas que me ajudaram imenso. Espero que sejam úteis para vocês e claro, se têm alguma outra dica ou ideia, deixem nos comentários, para ajudar toda a gente.

 

por Bernardo Ramirez

Anúncios

Um pensamento sobre “10 dicas para estudar melhor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s